quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Além da Superficialidade...

"Pois o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, mas o Senhor olha para o coração." (1 Samuel 16.6-7)

Vivemos na época do marketing. Os produtos são apresentados de forma a agradar a vista dos possíveis compradores. Significa dizer que nós, seres humanos, nos deixamos seduzir pelo que vemos e muitas vezes nos arrependemos pelas opções que fazemos.
Quando alguém deseja namorar traça um padrão de beleza, ou seja, buscará alguém que agrade os seus olhos. Não se procura saber o que vai no interior da pessoa, pelo contrário, quase sempre, se olha para a beleza exterior. O nosso texto fala justamente sobre este aspecto. Mostra como nos deixamos seduzir pela beleza exterior e por isso, muitas vezes, nos envolvemos em confusões. Para evitar este tipo de situação, precisamos nos envolver com as pessoas; devemos criar o hábito de relações francas e abertas, relações que vão muito além da superficialidade.

Esta passagem bíblica revela que não podemos selecionar as pessoas pelo simples fato delas terem aparência ou dinheiro. Há muita gente que deseja estar perto dos considerados "bonitos", para poderem se sobressair. Há pessoas que desejam se relacionar apenas com pessoas que estão em evidência, mesmo que seja um relacionamento superficial e banal. Entretanto, aprendemos com este texto que devemos escolher as pessoas pelo seu caráter e não pela sua beleza.

Infelizmente, nossas escolhas são condicionadas. Não podemos desejar ser amigo de alguém porque tal pessoa é conhecida de todos ou porque tem dinheiro. Devemos desejar uma amizade porque sabemos que a pessoa tem caráter. É alguém que vai nos acrescentar algo na vida. É uma pessoa que tem uma história de vida para contar e que, possivelmente, terá tempo para nos escutar.

Em uma sociedade de relacionamentos fugazes, é preciso ter coragem para aprofundar os relacionamentos e, por fim, criar verdadeiras amizades. Não se cria uma amizade com relacionamentos superficiais. Amizades são criadas quando há profundidade. Não deseje ter um relacionamento com alguém por causa de sua aparência ou porque ela pode te beneficiar de alguma maneira. Saiba que mais vale uma amizade com alguém de rosto "feio", ou mesmo que não tenha recursos, mas com beleza interior do que um relacionamento com alguém bonito, mas que vive na superficialidade e não acrescenta nada a sua vida.

Não aceite relações superficiais. Busque profundidade e qualidade. Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário