quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Por que eu dizimo e estou com dificuldades em minha vida financeira?

É possível ser dizimista fiel e passar por dificuldades financeiras? Eis uma boa pergunta que precisa ser analisada à luz das escrituras. Primeiramente, o dízimo era a décima parte que os israelitas ofereciam a Deus. Conforme Levítico 27:30-32 “A décima parte das colheitas, tanto dos cereais como das frutas, pertence a Deus, o Senhor, e será dada a ele”. Segundo Números 18:21-24, o dízimo era utilizado tanto para sustento dos levitas: “Diz o Senhor: Eu dou aos levitas todos os dízimos que o povo de Israel me oferece. Isso é o pagamento pelo serviço de cuidar da Tenda Sagrada” como também dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas (conforme Dt. 14:28-29). No livro de Malaquias 3:8 Deus pergunta “’Será que alguém pode roubar a Deus?’ Mas vocês têm roubado e ainda me perguntam: ‘Como é que estamos te roubando?’ Vocês me roubam nos dízimos e nas ofertas”. E continua em Malaquias 3:10: “Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos”. Desse modo, vemos que o dízimo é uma ordenança ao povo de Israel para o sustento, em especial, dos levitas. No Novo Testamento a principal referência ao dízimo foi colocada por Jesus quando lhe questionaram sobre a possibilidade de pagar ou não impostos. Jesus lhes respondeu “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. (Mateus 22:21). Em outras palavras, ele disse que devemos pagar os impostos e dar os dízimos. Assim, vemos que o dízimo é bíblico e foi ratificado por Jesus. Portanto, como somos o Israel Espiritual devemos oferecê-lo e fazer prova de Deus. Mas, e se nada ocorrer? É possível?


Bem, a Palavra de Deus deve ser obedecida completamente. Se dou o dízimo, mas tenho algo contra o irmão, parece que Deus não recebe a nossa oferta. É por isso que Jesus ensina em Mt 5:24: “se tiveres algo contra alguém, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, traze a tua oferta”. Deus não quer que compremos bênçãos. Mais do que sacrifícios, Deus quer obediência. Em toda a palavra, vemos as promessas acerca da obediência. Por exemplo, em Ex. 19:5 Deus determina “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha”. Obediência e prosperidade caminham juntas. Deus é infinitamente poderoso para nos enriquecer. Ele é o dono do ouro e da prata, mas se realmente quisermos ter os desejos do nosso coração satisfeitos (Sl. 37:4-5) precisamos obedecer a Deus. “Mas, se me não ouvirdes e não cumprirdes todos estes mandamentos; se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se aborrecer dos meus juízos, a ponto de não cumprir todos os meus mandamentos, e violardes a minha aliança, então, eu vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que fazem desaparecer o lustre dos olhos e definhar a vida; e semeareis debalde a vossa semente, porque os vossos inimigos a comerão (Levítico 26:14)”. Há bênçãos que nos seguirão se obedecermos ou maldições se pecarmos contra Deus. Talvez você questione: mas por que há ímpios que prosperam? Primeiro, porque trabalham e cumprem com suas obrigações, com certeza, ímpio preguiçoso e que não se dedica não cresce!!! Segundo, que não conhecem a lei de Deus e se não se arrependerem sofrerão juízo eterno! Mas, nós, povo de Deus, precisamos obedecer todos os mandamentos do Senhor sendo um deles dar o dízimo, pois se não dizimo não há garantia alguma de prosperidade. Então obedeça, dizime e espere. Pode levar um tempo, mas Deus é fiel. Faça prova dEle e verá!

3 comentários:

  1. Oi tio Welisson, a paz do Senhor!!

    Mano, além disso, duas coisas importantes:

    1) Um texto bíblico no NT que reflete melhor ainda sobre o dízimo está em Lucas 11:42 onde Jesus diz:

    "Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas."

    Além disso, outra coisa importante sobre isso é que existem muitos cristãos que são fiéis no dízimo e nas ofertas, contudo, passam dificuldades financeiras e acabam CONTESTANDO a Deus dizendo: Senhor, sou fiel e não estou prosperando, até quando o Senhor não mandará a bênção? Ou seja, eles, por estarem sendo fiéis e estarem com dificuldades tentam colocar Deus contra a parede!! Na verdade, estão desprezando um princípio que Jesus ensina em Lucas 14:28:

    "Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?"
    Ou seja, existem muitos cristãos que estão GASTANDO MAIS do que GANHAM e não fazem seus orçamentos para saber se o dinheiro vai dar ou não. Aí, culpam a Deus pelos problemas financeiros que eles mesmos criam.

    Espero ter contribuido, gostei muito do blog!!

    Ti Werllon

    ResponderExcluir
  2. Sou um fiel defensor do dízimo, mais acredito que alguns pontos precisam ser melhor esclarecidos. E também usar de uma exegese contextual, não analisando versículos individuais. O dízimo não pode ser arma de barganha com Deus. eu dou o dízimo e fico rico! Eu dou dízimo e nada de mal me acontece! O princípio noteardor do dízimo é a fidelidade.

    Concordo com a colocação do Ti Werllon do ponto de vista da passagem de Lucas 14:28, e suas colocações.

    Quanto a utilização de Malaquias 3:10 para embasar toda a doutrina do dízimo é um erro teológico.

    Um ponto interessante que podemos discutir em outra oportunidade, mais que deve ser bem estudado é o que se refere ao "Israel Espiritual", não é o caso aqui, mais muitos utilizam dele apenas quando se trata de bênçãos, conquistas e vitórias, aplica-se apenas a parte boa, a outra parte não...

    Parabéns pelo blog.

    Renato Jr.
    http://blogrenatojr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários irmãos!
    Deus abençoe vocês.
    Welisson.

    ResponderExcluir